Bem Estar explica a relação entre a saúde bucal e as doenças do coração
O que você pensa quando o assunto é a saúde do seu coração? Se o colesterol está bom? Se a pressão está controlada?
Você está certo, mas tem uma coisa que, às vezes, a gente nem pensa, mas que tem a ver com o coração. É a saúde da boca. Uma bactéria na gengiva pode provocar sérios problemas ao coração.
Doutor Roberto Kalil, cardiologista e consultor do Bem Estar, e o periodontista Giuseppe Romito explicam o assunto.
A má escovação leva ao acúmulo de bactérias nos dentes causando mau hálito, placa bacteriana, tártaro e inflamação na gengiva. Essa inflamação também oferece riscos ao coração.
A bactéria que está na cavidade bucal cai na corrente sanguínea pela ferida da gengivite ou periodontite, chega ao coração e se instala em uma válvula que já tem problema. Aí se dá a endocardite, uma infecção do tecido interno.
Outra possibilidade é a inflamação da gengiva produzir proteínas que ativam a destruição do tecido e estimulam a formação de placas de gordura na coronária. Além disso, a inflamação diminui o calibre dos vasos e reduz o fluxo sanguíneo. Todos esses fatores podem causar doenças coronárias e levar a um infarto.
Quem tem problema cardíaco deve procurar um dentista regularmente e apresentar boa higiene bucal. O principal sintoma a ser observado é o sangramento, uma gengiva saudável não sangra em hipótese alguma.
Fonte: G1